sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cozinheiro?Costureiro?Eu sou Jornalista!

O pior de tudo não é ser comparado a um cozinehiro ou mesmo a um costureiro. Não desmerecendo a profissão destes, um vez que sou uma negação quando se trata de costurar um botão que seja, agora na hora de cozinhar, bem, meus amigos ainda estão vivos pra contar.
Quando me deparei com a matéria da Folha de São Paulo do dia 17/06 onde o senhor Gilmar Mendes compara os jornalistas a cosinheiros, isso me ofendeu. Tudo bem que temperamos nossas matérias com informações, cozinhamos por algum tempo na busca de novos fatos. Algumas vezes realmente somos obrigados a costurar os fatos, mas é só. Dizer que o jornalismo não tem técnicas as quais devam ser aprendidas é absurdo, existe mais de 20 tipos de lead (pra quem não sabe recomendo pesquisar), duvido que um jurista saiba um que seja! Sim, nos podemos destriuir vidas, exemplo, escola base de São Paulo, lembram? Caso não lembrem procurem no google, ele faz milagres.
Como podem 8 pessoas decidirem o futuro de 80 mil (número de jornalistas no Brasil), isso ninguem pensou antes. Leiam mais jornal e revistas, assistam mais televisão(nesse caso os programas apresentados por não jornalistas, apenas verá a opnião deles e nada mais) e depois julguem a necessidade de se ter um especialista em informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário